As entregas serão feitas de acordo com um cronograma emergencial, baseado em mapeamentos da Defesa Civil, com apoio por terra e via fluvial.

(Imagem Divulgação)
A segunda fase da operação “Cheia 2025” vai atender 2.264 famílias com a entrega de cestas básicas, kits de higiene e de produtos de limpeza, colchões e água potável. A ação vai ocorrer de forma integrada entre secretarias municipais em parceria com a Marinha do Brasil e a Águas de Manaus. As entregas serão feitas de acordo com um cronograma emergencial, baseado em mapeamentos da Defesa Civil, por via terrestre e fluvial.
- IMMU entrega quatro novos veículos adaptados para pessoas com mobilidades reduzidas
- Corpo de Bombeiros orienta sobre técnicas de primeiros socorros em casos de engasgo
O prefeito de Manaus em Exercício, Renato Júnior, explica o objetivo da medida, mesmo com recuo do nível das águas, sinalizando o período do início da vazante dos rios.
Ainda segundo Renato Júnior, outras famílias vão poder ser integradas e receberem ajuda, caso sejam identificadas no decorrer da ação.
De acordo com a Prefeitura, na primeira fase da operação, foram construídos 3 mil metros de pontes nos bairros Educandos, Centro, São Jorge, Aparecida, Presidente Vargas, Mauazinho, Cachoeirinha e Praça 14 de Janeiro, para garantir, de forma preventiva, a locomoção das pessoas que moram nessas áreas de risco.
A operação “Cheia 2025” é coordenada pelas seguintes secretarias municipais:
– Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf);
– Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc);
– Fundo Manaus Solidária (FMS);
– Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg);
– Defesa Civil;
– Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp);
– Secretaria Municipal de Educação (Semed);
– Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar