Nova Ciclovia Ponta Negra terá 3,6 quilômetros de extensão

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou nessa quarta-feira (3), a ordem de serviço para construção de uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona Oeste. A obra, que terá investimento de R$ 4 milhões, atenderá as normas de trânsito com duplo sentido e vias segregadas do fluxo principal de veículos.

De acordo com o gestor municipal, a obra vai atender uma antiga demanda dos usuários de bicicleta que reclamavam da insegurança da atual ciclofaixa na avenida Coronel Teixeira.

Esse projeto foi pensado para atender as necessidades das pessoas que gostam de praticar esportes nesta região turística de Manaus. Vamos fazer uma ciclovia moderna, dentro dos parâmetros utilizados nos países em que a cultura do ciclismo é forte, enfatizou Almeida.

A intervenção é para retirar as ciclofaixas da avenida Coronel Teixeira e criar uma via isolada, que proporcione maior segurança aos ciclistas. O projeto prevê o percurso desde o passeio próximo aos quartéis, à casa de eventos Dulcila, até a praia da Ponta Negra, com um retorno em duplo sentido de tráfego de bicicletas.

Segundo o secretário municipal de infraestrutura, Renato Júnior, o trajeto vai contar também com um retorno, sendo uma solução viária para o trecho.

 

As intervenções incluem novos elementos de segurança, acesso controlado de entrada e saída, pontos de apoio, barreiras rígidas e novas sinalizações e iluminação em LED, horizontal e vertical.

A previsão de entrega da Ciclovia Ponta Negra, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), é de seis meses, prazo que pode variar em função da incidência de chuvas na região.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação