O projeto “Nosso Centro” visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, empreendedorismo, habitação, cultura, arte e história. Ele possui três eixos de atuação “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”. Os trabalhos tiveram inicio com as autorizações.
Nesta semana, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) apresentou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM) propostas de requalificação de dois casarões da área, o de São Vicente (casa azul) e do amarelo, ambos na rua Bernardo Ramos. Agora, a Prefeitura espera a análise do órgão federal.
Os dois casarões terão funcionalidades diferentes. O popular São Vicente será ocupado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, tendo um terraço com vista para o rio Negro. Como explica o Pedro Paulo Cordeiro, diretor de Planejamento do Implurb.
Já a edificação amarela, de 1908, em situação de abandono, será o futuro Casarão Thiago de Mello.
Os dois casarões estarão integrados ao largo do mirante da Ilha de São Vicente e comporá a dinâmica e o entorno dentro do “Nosso Centro”. As primeiras intervenções têm data de entrega para julho de 2023.
Rádio Rio Mar
Foto: Marinho Ramos/ Semcom e Divulgação/ Implurb