A Secretaria de Saúde de Belém já emitiu um alerta aos hospitais quanto a comunicação imediata de casos de Covid-19. A preocupação é maior por conta desta subvariante não ser detectada por testes rápidos e pelos protocolos de RT-qPCR. A descoberta foi feita por meio do sequenciamento de 116 amostras do vírus obtidas de pacientes da capital paraense. O diagnóstico acedeu um alerta nos estados vizinhos, como é o caso do Amazonas.
Para o infectologista da FVS, Marcos Lacerda, a vigilância de novas variantes deve continuar, apesar de o número de casos estarem controlados. Atualmente ela é feita pela Fiocruz Amazonas.
A capital paraense, assim como o Amazonas, vivencia uma estabilidade de casos. Mesmo com este dado positivo, a recomendação dos órgãos de saúde é manter as medidas de prevenção e controle. O infectologista Felipe Naveca, cientista da Fiocruz, faz um alerta quanto aos últimos meses do ano e a importância da higiene das mãos e utilização de máscara.
Atualmente, o Amazonas registra 427.500 casos da doença. De acordo com o Balanço do Consórcio de Veículos de Imprensa, o Brasil já ultrapassou os 21.727.300 casos de coronavírus.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil