Abril também é o mês de celebração do livro, em duas datas. No dia 18, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, pois em 1882, nessa ocasião, nascia Monteiro Lobato, o primeiro escritor brasileiro a produzir para crianças. Já no dia 23, celebra-se o Dia Mundial do Livro, data simbólica, em homenagem a três grandes nomes da literatura internacional: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso. Dois especialistas amazonenses ressaltam a importância dos livros e do hábito pela leitura.
Tenório Telles é professor, poeta, ensaísta, dramaturgo e crítico literário. Ele revela que os livros lhe proporcionaram uma visão mais ampliada da vida.
O escritor amazonense destaca a importância da leitura.
Em 2022, uma pesquisa divulgada pela página Brasil de Fato mostrou que 44% da população brasileira não lê, e 30% nunca comprou um livro. Os dados revelam, ainda, que a cada ano, o país perde mais leitores. O hábito pela leitura é essencial para a expansão de conhecimentos e abertura de novos horizontes. A especialista em metodologia da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Luanne Assis, evidencia preocupação em relação aos baixos índices de leitura.
Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Livro, o Museu da Cidade vai sediar o lançamento do livro de poesia de José Seráfico. Ainda durante a semana, serão realizadas rodas de leitura e debates sobre os escritores Miguel de Cervantes, João Guimarães Rosa, e João do Rio.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar