A segunda jornada de cirurgia oftalmológica de pterígio, popularmente conhecida como carne crescida, beneficia 30 pacientes em Parintins. Essa é a segunda edição em 2024. Um investimento aproximado de R$ 50 mil. De acordo com a Prefeitura, a previsão é de outra jornada de procedimentos cirúrgicos no mês de maio.
A população interessada neste procedimento precisa procurar uma Unidade Básica de Saúde e solicitar um encaminhamento para o oftalmologista. Como destaca o secretário de Saúde do município, Clerton Rodrigues.
O planejamento de jornadas cirúrgicas inclui todos os meses de 2024. A expectativa é atender de 30 a 50 pacientes por edição. A médica Sabrina Cohen comanda a realização dos procedimentos e relata casos graves encontrados no centro cirúrgico.
Quem passa pelo procedimento consegue enxergar o mundo melhor. O paciente Mauro Silva relata os problemas enfrentados com a baixa visão.
A cirurgia dura em média 30 minutos, geralmente com 15 dias já se tem uma recuperação visual. Mas é preciso alguns cuidados como uso de óculos escuro com proteção 100% contra raios ultravioleta e aplicação de medicamento, formas de evitar ou retardar o crescimento da carne crescida.
Tania Freitas / Rádio Rio Mar
Foto: Márcio Costa