A prática terapêutica trabalha o desenvolvimento físico, psicológico e social de 160 praticantes.
A terapia com cavalos da Polícia Militar do Amazonas – PMAM atende, atualmente, 160 participantes, entre crianças e adultos. Os atendimentos trabalham o desenvolvimento físico, psicológico e social dos pacientes. O núcleo da PM é o único centro do Estado filiado à Associação Nacional de Equoterapia – Ande.
A equitadora do Regimento de Policiamento Montado – RPMON, sargento Van Zeller, explica que os procedimentos são direcionados à pessoas com deficiências físicas, intelectuais ou portadoras de necessidades especiais.
Sérgio Nascimento é Pai de Miguel Nascimento, de 10 anos, um dos participantes do Programa, e ressalta que o filho tem obtido consideráveis avanços na coordenação motora e no desenvolvimento social.
Para participar do programa, é necessário procurar um médico especialista relacionado à patologia do candidato e solicitar um laudo recomendando a prática de Equoterapia. Em seguida, o postulante à vaga ou responsável pelo paciente deve entrar em contato com o núcleo de Equoterapia da PM, solicitar uma vaga no Programa e apresentar os documentos.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar