No Amazonas, Taxa de Desocupação cresce para mais de 10% no primeiro trimestre de 2025

Na contramão, os índices de pessoas ocupadas e de participação na Força de Trabalho também cresceram e mostram que cada vez mais o amazonense busca sair da informalidade.

(Imagem: Agência Brasil)

(Imagem: Agência Brasil)

No primeiro trimestre deste ano, a Taxa de Desocupação no Amazonas aumentou para 10,1%, em relação ao último trimestre de 2024. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Estado registrou um aumento de quase 2 pontos percentuais no índice de pessoas desocupadas. Já o nível de ocupação também cresceu, levemente, para 55,7%; seguido da Taxa de Participação na Força de Trabalho que aumentou para 61,9%.

Isso significa que o número de pessoas ocupadas subiu de 1.741 mil para 1.843 mil no primeiro trimestre deste ano. Por outro lado, o número de desocupados também aumentou, de 189 mil para 206 mil pessoas, refletindo a alta do desemprego no Estado.

O coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, explica que a desaceleração observada na criação de novos postos de trabalho deve ser enfrentada para evitar o aumento dos índices de desocupação e informalidade.

Ainda segundo Nogueira, o crescimento de pessoas ocupadas, no Estado, evidencia uma busca maior dos trabalhadores pela formalidade.

O número de empregados com carteira assinada também aumentou, mostrando avanços na formalização do trabalho. Dentre os setores de ocupação que mais cresceram estão: o Industrial, que passou de 196 mil para 237 mil trabalhadores; seguido do Comercial, de Construção e Administração Pública. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto