Mais de mais de 400 propriedades rurais do Amazonas serão vistoriadas, no primeiro semestre de 2026. A ação faz parte da campanha da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas de combate a Febre aftosa.

(Foto Divulgação)
466 propriedades rurais do Amazonas serão inspecionadas pela Adaf, no primeiro semestre deste ano. Durante as visitas, os agentes vão fiscalizar os rebanhos e orientar os proprietários quanto à importância da adoção de medidas sanitárias para o combate à febre aftosa sem vacinação. A ação faz parte do Programa de Vigilância Baseada em Risco que já visitou 40 propriedades no Estado.
- Perna humana é encontrada em igarapé da zona Norte de Manaus e Polícia abre investigação
- DPE/AM alinha estratégias para ação de regularização fundiária em Rio Preto da Eva
Fernanda Rech, coordenadora do Programa, no âmbito Nacional de Vigilância Para Febre Aftosa, explica como são feitas as abordagens nas propriedades rurais.

(Foto Divulgação)
Em 2025, foram realizadas 391 inspeções, no primeiro semestre, e 363, no segundo. A escolha das propriedades é baseada em critérios específicos de risco. A médica veterinária ressalta que a participação e colaboração dos proprietários de rebanhos são essenciais para o êxito da campanha.
A Adaf intensifica as ações de vigilância ativa com base em riscos nas propriedades, e na fiscalização do trânsito de produtos e animais. Qualquer suspeita de febre aftosa deve ser informada em uma unidade local da Adaf, pelo e-Sisbravet, por meio do site adaf.am.gov.br ou pelo número de telefone da Agência (92) 99255-5409.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar