A Polícia Militar apreendeu 121 armas de fogo durante o mês de junho deste ano. O balanço da corporação aponta, ainda, que foram apreendidas 82 armas brancas e 23 simulacros no período. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Das 121 armas apreendidas no estado, 75 foram em ocorrências registradas em Manaus e 46 em municípios do interior. As unidades que mais apreenderam armas foram a Força Tática, Rondas Ostensivas Cândido Mariano e a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Rio Preto da Eva.
Os três tipos de armamentos mais apreendidos foram: revólver (43), espingarda (30) e pistola (23). Além disso, foram apreendidas 1.258 munições, de diversos calibres, durante as ações e operações policiais.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a retirada de armas de circulação é um dos principais trabalhos da instituição militar no combate ao crime organizado no Amazonas.
O levantamento também aponta que 328 pessoas foram presas em flagrantes pelos crimes de tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, violência doméstica, entre outros.
A corporação também recapturou 48 foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto em Manaus, interior e até em outros estados da federação. As ações também apreenderam 36 menores de idade, em sua maioria por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação