A polícia militar conseguiu flagrar o memento em que os criminosos estavam atuando com o dispositivo chapolin, na região central de Manaus. Segundo a polícia, os membros da quadrilha atuavam nos arredores da Feira da Manaus Moderna. O roubo acontecia quando os clientes da feira estacionavam os veículos e tentavam travar o alarme.
Nesse momento, os criminosos acionavam o dispositivo chapolin para que o alarme do carro não funcionasse. Sem a trava de segurança, o carro fica aberto e os suspeitos levam tudo de dentro do veículo. A polícia conseguiu flagrar uma das ações dos criminosos e três deles foram presos. Segundo o sargento Souza Martins, da Polícia Militar do Amazonas, essa quadrilha atuava há pelo menos três meses nesse mesmo golpe.
O crime do chapolin teve aumentado em Manaus, principalmente, nas regiões com mais movimentos de pessoas estacionando. A maior incidência é acontece em shoppings e espeço de grandes eventos. A polícia acredita que a quadrilha especializada em roubo a carros com dispositivo chapolin tenha feito mais da vinte vítimas na região da Feira da Manaus Moderna. O delegado de Polícia Civil, Adriano Felix, explica as medidas que precisam ser tomadas para evitar cair nesse golpe. Ouça o que diz o delegado:
O crime do Chapolin pode ser enquadrado com roubo qualificado com a pena prevista no código penal. O condenado por esse tipo de crime pode pegar uma pena que varia de um a quatro anos de reclusão em regime fechado.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet