Foram entregues 289.062 declarações no Amazonas até às 14h desta segunda-feira, 30 de abril. O montante de declarações entregues é de 87,9% das 312.000 mil esperadas. No final de semana foram transmitidas 36 mil declarações. O prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda encerra hoje, 30 de abril, no horário limite de 22h59min (horário local). Os números do estado estão pouco baixo da média nacional que está com 90,6% de entregas.
Transcorridas 48h após o envio, a declaração é processada e o resultado fica disponível para consulta no portal e-CAC. O sistema aponta claramente o motivo do erro e a declaração poderá ser retificada a partir da reabertura do prazo em maio.
O contribuinte que entregar a declaração após o prazo previsto ou não apresentar, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma: existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido; inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.
Declarações retidas
Em 2017, as principais razões pelas quais as declarações foram retidas são omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes; divergências entre os valores informados na declaração do IRPF e os informados pelas fontes pagadoras; dedução de previdência oficial ou privada; dedução de dependentes, dedução de Pensão alimentícia e outras deduções e despesas médicas.
Com informações da Assessoria