No AM, 30% das mulheres relatam algum tipo de violência

Diga não a violência contra mulheres. Foto: Divulgação/internet

Diga não a violência contra mulheres. Foto: Divulgação/internet

As sequelas da violência sofrida por uma mulher no seio familiar podem ser carregadas por anos. Em muitos casos, pelo afeto, a mulher não tem coragem de denuncia os casos de violência, sejam físicas ou psicológicas, como afirma a Assistente Social, Jackeline Suriadakis.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Datasenado, o Amazonas lidera o ranking de violência contra as mulheres na região norte do Brasil. Segundo o levantamento, em média 30% das mulheres relatam algum tipo de violência no Amazonas. Em muitos casos, as mulheres são atendidas por instituições de ambaro, que dão assistência psicossocial e jurídica as vítimas, como explica Amanda Pinheiro.

O instituto já acolheu mais de três mulheres vítimas de violência doméstica. Número que poderia ser bem maior, já que em muitos casos, a violência nem chega ao conhecimento das autoridades policiais, como afirma a Delegada da Delegacia da Mulher, Debora Mafra.

Pelo aumento da rede de proteção às mulheres, muitos casos de violência doméstica têm sido registrado nas delegacias de polícia. Segundo a Polícia Civil do Amazonas, a maioria dos casos é referente à ameaça e tentativa de feminicídio.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet