Nível do Rio Negro baixa 6 centímetros e indica fim do período de cheia, segundo SGB

Depois de semanas em estabilidade, o Rio Negro começou a dar os primeiros sinais de vazante na capital amazonense. Nesta segunda-feira (14), o nível das águas no Porto de Manaus foi registrado em 28,99 metros, uma redução de 6 centímetros.

Nível do Rio Negro baixa 6 centímetros e indica fim do período de cheia, segundo SGB. Foto: Yuri Bezerra/Rádio Rio Mar.

Segundo a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil – (SGB–CPRM), Jussara Cury, a expectativa é que o nível continue baixando nos próximos dias.

“Considerando que, nos dois últimos registros, tivemos descida em Manaus e também na região próxima, como é o caso de Manacapuru que antecede, e na região dos Andes, como é o caso de Itacoatiara, e todos esses postos apresentam descidas, então podemos dizer, sim, que estamos no início da vazante. Estamos saindo daquela fase de estabilidade, com o rio parado, e entrando nessas pequenas descidas, que podem oscilar 2 centímetros, 1 centímetro, ou até mesmo ficar parado. Mas, assim, ter novos picos de cheia é pouco provável”, afirma a pesquisadora.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 5 mil famílias foram afetadas pela cheia deste ano em Manaus. Para garantir o acesso dos moradores às áreas alagadas, a Prefeitura construiu mais de 3 mil metros de pontes em bairros como Presidente Vargas, Mauazinho, Educandos, Aparecida e São Jorge, por meio da operação “Cheia 2025”.

Apesar dos primeiros sinais de vazante, os especialistas ainda consideram prematuro fazer previsões sobre a intensidade da estiagem deste ano.

“Para a estiagem, assim como para a cota, ainda é precipitado a gente afirmar como é que vai ser. Mas, pelas cotas das estações e os níveis observados, a gente tem uma diferença positiva de aproximadamente 2 metros em relação ao ano passado”, finalizou Jussara.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto