Neste domingo do Advento, a Igreja inicia o novo ano litúrgico

O tempo do Advento é, para toda a Igreja, momento de mergulhar na liturgia e na mística cristã. Denominamos de Advento o tempo correspondente aos 4 domingos e às 4 semanas antes do Natal. Frei Paulo Xavier, Pároco da Igreja de São Sebastião lembra que os domingos que antecedem o natal são de preparação para a chegada do menino Jesus.

Para a Igreja Católica, no Advento inicia-se o novo ano. A coroa de Advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela 4 velas são afixadas. Ela simboliza e comunica que, naquela Igreja, casa, escritório ou qualquer espaço em que ela esteja, vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal. Alguns registros históricos contam que a coroa de Advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres.

As velas da coroa são acesas para iluminar a vigília do Advento, a preparação para a vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que procede de Deus, aquela que vai além dos limites que a vida no mundo impõe.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar