Na estrada há duas semanas, o “Natal Itinerante”, que compõe a campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, chegou ao bairro Cidade de Deus, na zona Norte, na sexta-feira (03/12). O projeto já passou pelo Novo Aleixo, Residencial Viver Melhor, no Santa Etelvina; e Jorge Teixeira, com o espetáculo “A Caravana Mágica do Natal”, da Companhia de Teatro Metamorfose.
A iniciativa faz parte do programa +Cultura, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).
O secretário Marcos Apolo Muniz adiantou que a programação do “Natal Itinerante” nos bairros de Manaus encerra no dia 10, no Nova Vitória, na zona leste, no entanto, a carreta palco ainda segue para o interior do Amazonas, com intervenções artísticas.
“A proposta é atender cinco bairros na capital e cinco cidades do interior, mas como tivemos um retorno muito superior às nossas expectativas, já começamos a estudar de que forma vamos ampliar ainda mais as nossas ações a partir de agora”, comentou o titular da pasta. “Entendemos que esse público é carente dessas atividades culturais, além da dificuldade de deslocamento e, com o projeto, conseguimos ter um panorama de todo cenário e estrutura para atendê-los com qualidade”, avaliou.
O gerente de Eventos, Denis Carvalho, destaca que o trabalho é realizado em parceria com a comunidade, que abraçou o projeto. Segundo ele, o “Natal Itinerante”, inspirado no teatro mambembe, atrai o público dos bairros a partir da circulação do carro de som, nas principais ruas, com personagens como Papai Noel.
“Começamos o projeto com 700 pessoas na plateia do primeiro bairro e chegamos a ter 2 mil pessoas para assistir ao espetáculo no Viver Melhor, por exemplo. A movimentação cresce a cada parada da nossa caravana”, afirmou o gerente.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Foto: Michael Dantas