Natal é tempo de reunir a família e renovar as esperanças

Nesta véspera de Natal, a representação do Menino Jesus na manjedoura deve ser o centro não só do Presépio, mas também dos nossos corações. É o momento de reunir a família para celebrar a chegada da luz de esperança, que é Jesus.

Dia 24 de dezembro é sempre um dia mágico, todo mundo está em festa, as casas estão cheias de cores, luzes e alegria. O mais importante desse dia é que tudo isso seja compartilhado em família, com a simplicidade que o presépio representa, como conta o Frei Paulo Xavier, pároco da Igreja de São Sebastião.

“A fé que se desdobra nesse elemento tão bonito, que é essa simbologia do Natal, que é o presépio, o nascimento de Jesus, que é a família reunida. O significado de tudo isso, sobretudo no tempo que estamos vivendo, é fundamental que estejamos em família e na família poder acolher na simplicidade, na generosidade, na humildade, no perdão, na reciprocidade, na solidariedade”, contou.

O presépio representa o sonho de Deus para o ser humano, que é a paz, o amor e a humildade de Cristo, que se estabelece no Natal, no coração das pessoas, e que deve ser mantido durante todo o ano.

“Que nasceu numa manjedoura, no meio dos animais e com os pastores reunidos e os anjos que cantam “Glória”. Que maravilha  a gente poder contemplar essa simbologia na véspera, na vigília de Natal, esse nascimento de Jesus”.

Em um ano tão desafiador como o de 2021, Frei Paulo diz que este Natal deve ser um momento para a família se perdoar, se querer bem e confiar que o Senhor vai ao encontro de todas as necessidades.

É preciso mais do que somente decorações. É necessário um compromisso fiel de cristãos, assumindo uma vida de fé, de oração e de ajuda ao próximo. A simbologia da criança na manjedoura é o centro do presépio e um sinal de esperança.

“A criança é o simbolismo de toda a realidade que devemos ter. O nascimento nos dá o sentido de que é necessário ter esperança, alegria, contentamento, estarmos juntos pelo cuidado e depois é Jesus que apresenta para nós como a Estrela, aquela que nós devemos seguir e é a referência, a luz para nossa vida, para nossos passos. O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, essa luz que é Jesus e  nasce para nos dar esperança e certeza da nossa caminhada para o Senhor”, completou Frei Paulo.

Que todas as famílias possam renovar a esperança nesta festa de Natal e que todos os corações se transformem em uma manjedoura para acolher Cristo.

“Desejo a todos, queridos irmãos e queridas irmãs, um abençoado Natal. Que Deus possa nascer no meio de nós, das nossas famílias. Preparemos um lugar devido para o momento de oração no dia 24 à noite e no dia 25 recordemos essa grandeza de Deus que se fez na humanidade”, desejou o Arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Leonardo Steiner.

Ouça a reportagem:

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar