Moradores do município de Tefé, no interior do Amazonas presenciaram um fato raríssimo: A explosão de um asteroide, que é um tipo de elemento do espaço, geralmente menor do que um planeta.
No momento em que o corpo celeste explodiu, Ney Mark de Souza que é morador do município estava no aeroporto.
“Quando eu estava sentado com meu irmão, a gente viu em um clarão. Era como se fosse um sol surgindo do nada e logo em seguida sumindo. Foi um impacto tão grande que a gente pensou que poderia ter sido uma estrela ou até mesmo um meteoro. Chegamos a pensar que poderia ter sido também um raio, porque está chovendo muito na região. No outro dia a gente viu os comentários, só que a gente não sabia se era verdade, mas realmente aconteceu. Não só aqui em Tefé, mas em outros locais como o município de Coari foi sentido. A claridade foi grande, bem reflexiva no céu”, contou.
De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a explosão foi detectada por uma rede de sensores da (NASA) – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, apontando que o asteroide atingiu a atmosfera do planeta Terra a uma velocidade de 71 mil quilômetros por hora.
Ainda de acordo com a NASA, o asteróide media cerca de 1 metro, pesava 2 toneladas de massa, e carregava uma energia equivalente a 95 toneladas de dinamite.
Leia também: Eclipse solar parcial é visto do Museu da Amazônia
Em uma nota divulgada, o órgão explicou que os impactos desta magnitude não oferecem riscos para a população. E que os asteroides desse tamanho rapidamente se desfazem ao chegar na Terra. A explosão aconteceu no domingo, mas só nesta quinta-feira (07/04) foi confirmada e divulgada pela Nasa.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar