“Na Velhice Não Me Abandones” é uma expressão que ganhou destaque como tema da quarta edição do Dia Mundial dos Avós e Idosos. A mensagem do Papa Francisco, divulgada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, é uma oportunidade para destacar a importância do cuidado e respeito aos idosos.
A expressão é inspirada no salmo 71, “‘Na velhice não me abandones’ é a ‘oração de um ancião’, lembrando que a solidão é uma realidade que aflige muitos idosos, fazendo-os vítimas da cultura do descarte e considerados um fardo para a sociedade. A mensagem ressalta a necessidade de apoiar e valorizar os idosos, reconhecendo suas contribuições para a sociedade e garantindo que desfrutem de uma qualidade de vida digna e respeitosa, como explica a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Manaus, Iara Lanza.
Neste dia especial, diversas atividades são realizadas em todo o mundo para honrar os avós e idosos, promovendo a conscientização sobre questões como o envelhecimento saudável, os direitos dos idosos, o combate à discriminação e a importância do amor e do cuidado familiar na terceira idade.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convida as paróquias, dioceses, organizações associativas e comunidades eclesiais ao redor do mundo a se prepararem espiritualmente e com iniciativas pastorais para o evento. Nos próximos meses, estará disponível no site www.laityfamilylife.va um kit pastoral específico de preparação.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar