Inpa realiza programação especial durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com exposições interativas, oficinas, jogos e visitas a laboratórios, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abre as portas da instituição, de 14 a 20 de outubro, durante a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A SNCT é um dos maiores eventos de popularização da ciência do Brasil e todos os anos o Inpa realiza uma programação especial para despertar a curiosidade e o interesse da população sobre a importância da ciência para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A Semana deste ano tem como tema ‘Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologia Sociais’, que será explorado pelas tendas da ciência e outras atividades oferecidas, de forma gratuita e aberta ao público. A abertura será na segunda-feira (14), às 9h, na Praça da Bandeira.

Segundo o chefe de serviços do Bosque, Jorge Lobato, o diferencial será a programação “Portas Abertas”, quando a comunidade externa vai poder conhecer as pesquisas e atuações do Inpa.

Este é um importante momento em que o Inpa abre as suas portas para a sociedade e mostra de forma lúdica e interativa o trabalho que desenvolve, frisa.

Este ano, a proposta é descentralizar as atividades do Bosque da Ciência e espalhar pontos de tendas expositivas pelo campus 1 do Inpa, que estarão concentradas de 14 a 18 de outubro. No parque de visitação, continuarão a ter exposições e jogos, como do Programa Ciência na Escola – PCE do Bosque. No sábado (19), acontecerá a 8ª edição da EcoCaminhada.

Presença já tradicional na SNCT, a Coleção de Peixes do Inpa vai aproveitar a Semana para mostrar a rica biodiversidade de peixes da Amazônia, através de amostras taxidermizadas, e destacar como as mudanças climáticas ameaçam os peixes, a segurança alimentar e vida das pessoas. Na Amazônia, o pescado é uma das principais fontes de proteína animal.

Exposições

Leves, com linguagem simples e, ao mesmo tempo, enriquecedoras, as exposições transitam por temas que tratam da biodiversidade, ecossistemas, conservação de espécies, saúde, mudança climática e tecnologias sociais. Insetos, aves, peixes, anfíbios e répteis, cogumelos, inventários e palmeiras amazônicas estarão em evidência nas exposições, jogos e oficinas do Inpa e de parceiros.

O Projeto Suaçuboia vai trazer uma imersão no mundo das cobras, com atividades educativas e materiais de apoio para abordar a importância médica das cobras, além de um espaço dedicado ao público infanto-juvenil, com brincadeiras, oficinas de pintura e materiais paradidáticos desenvolvidos no âmbito do projeto para atividades de Educação Ambiental.

Outra exposição é O Mundo dos Insetos e Projeto INCT Biodossel, que vai proporcionar ao visitante um conhecimento mais aprofundado sobre os insetos da Amazônia e sua importância para o ecossistema. Utilizando caixas entomológicas repletas de diversos e lindos insetos, o projeto busca desmistificar a ideia errônea de que todos os insetos são perigosos, ideia essa que boa parte da população tem por desconhecimento.

Fonte: Inpa

Fotos: Divulgação