A Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua chega ao Amazonas com um mutirão de serviços coordenado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, juntamente com o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, em parceria com a Justiça Federal. O TRT-11, por meio do seu Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud) e de sua Escola Judicial, oferecerá orientação jurídica trabalhista, capacitações, rodas de conversa e doação de roupas.
A analista judiciária, especializada em Serviço Social e membro do Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, Érica Silva Meneses, explicou que o mutirão “PopRuaJud Amazonas” pretende atender cerca de 300 pessoas em situação de rua ao longo do dia, oferecendo serviços essenciais, assistência jurídica e atividades recreativas.
O público será mobilizado por organizações da sociedade civil como Aliança de Misericórdia, Nova Aliança, Pastoral do Povo da Rua e Bom Samaritano, que atuam diretamente com essa população e conhecem suas demandas mais urgentes.
A Defensoria Pública do Estado estará presente para orientação jurídica e peticionamento de ações; a Receita Federal para emissão de CPF; e a Secretaria de Segurança Pública, juntamente com os cartórios credenciados, para emissão de certidões de nascimento e RG. A Semasc realizará o Cadastro Único e encaminhamentos para o Centro Pop e abrigos, enquanto a Sejusc prestará assistência a pessoas em situação de uso de drogas.
O evento ocorrerá nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, das 8h às 17h, no Centro Estadual de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida, em Manaus.