Mutirão encerra com mais de 84 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em Manaus

O mutirão de vacina desse fim de semana, na capital, encerrou com mais de 84 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, segundo dados da Prefeitura de Manaus.

Foram dois dias de atendimento ao público em 39 pontos, sendo que em três deles (Sambódromo, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques) o funcionamento se estendeu por 33 horas, sem intervalo, das 9h de sábado (28) às 18h deste domingo (29).

Do total de 84.386 doses aplicadas, 65.368 foram segundas doses e 19.468, primeiras doses. Foram vacinados os que já se encontravam no prazo para completar o esquema vacinal e as pessoas de 12 anos ou mais que, até então, não haviam recebido a primeira dose da vacina. Apenas no sábado (28), foram vacinadas 60.618 mil pessoas e, nesse domingo (29), outras 24.218, conforme registros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Com as doses do fim de semana, chega a 1.976.845 o número total de doses aplicadas desde o dia 19 de janeiro, quando foi aberta a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19. Com isso, 1,4 milhão de pessoas estão vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 81% da população vacinável, e 505 mil, ou seja, 31%, já estão com o esquema vacinal completo.

Já os dados divulgados pelo governo do estado apontam que foram aplicadas mais de 85 mil doses. “Todos que compareceram ao mutirão durante essas 33 horas, seja para completar a imunização com a segunda dose ou para receber a primeira dose, têm consciência de que nós precisamos voltar à normalidade de nossas vidas. Quem diz sim à vacina está cumprindo seu papel de cidadão. Nós, Estado e prefeitura, estamos acelerando o processo de vacinação, e isso tem contribuído para reduzir os casos de Covid-19, especialmente os números de internações”, ressaltou o governador Wilson Lima.

A campanha de vacinação segue normalmente ao longo da semana com o funcionamento de 34 pontos de atendimento no horário tradicional, das 9h às 16h. Desses locais, quatro são pontos estratégicos (Shopping Phelippe Daou e Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona Norte; Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul; e Sesi Clube do Trabalhador, na zona Leste), que estão oferecendo primeira e segunda dose.

Já as 30 UBSs oferecem apenas a segunda dose do imunizante AstraZeneca. A relação completa dos pontos de vacinação está disponível nas redes sociais oficiais da Semsa Manaus e da Prefeitura de Manaus, além do site, pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/.

Fonte: Semcom e Secom

Fotos: Secom