A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lança no dia 29 de março, a primeira edição do projeto “Defensoria Tá na Área”, um mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos em diversas áreas. A iniciativa busca ampliar o acesso à Justiça, garantindo que a população tenha seus direitos assegurados de maneira célere e eficiente.

Defensoria Pública lança projeto que oferece atendimentos jurídicos gratuitos em Manaus. Foto: Divulgação DPE-AM.
O primeiro mutirão do projeto será no Largo São Sebastião, no dia 29 de março, das 8h às 17h. O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, destaca que o novo projeto da DPE-AM foi desenvolvido de forma colaborativa, com a participação ativa dos defensores e suas experiências diárias.
- Com o tema voltado à COP30, Romaria das Águas marca o Dia Mundial da Água, em Manaus
- 74 animais mantidos de forma ilegal em uma casa na zona Centro-Sul de Manaus são resgatados
Conforme o Defensor Público Geral, dessa forma, a população terá acesso a mutirões mais abrangentes, onde poderá resolver diversas questões jurídicas no próprio atendimento — indo além das áreas de Família e Registros Públicos, que tradicionalmente predominam nesses eventos.

Mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos acontece em Manaus; Saiba como agendar. Foto: Divulgação DPE-AM.
A população pode realizar o agendamento para o mutirão pelo Disque 129 a partir desta quarta-feira (19). A ligação para o 129 é gratuita e deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Ao agendar o atendimento, a pessoa receberá uma lista de documentos que deverá apresentar no dia do mutirão.
As áreas de atendimento de cada edição do projeto serão divulgadas com antecedência para a realização do agendamento prévio.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar