Municípios do Baixo Amazonas recebem mutirão de atendimento para regularizar imóveis

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realiza, de 17 a 22 de fevereiro, o Mutirão de Retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) 2025, para regularizar imóveis rurais nos municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Gustavo Picanço, o foco é atender agricultores que ainda precisam retificar os cadastros ambientais ou regularizar pendências, como a inscrição no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para Agricultura Familiar.

A iniciativa também busca orientar os produtores sobre como proceder para obter o licenciamento ambiental, oferecendo um suporte completo para que a regularização fundiária aconteça de maneira eficaz.

Além do atendimento fixo em Parintins, o mutirão contará com unidades itinerantes que vão para as comunidades mais afastadas, como as do Projeto de Assentamento Vila Amazônia. Essas unidades móveis atenderão nas comunidades de São Antônio de Tracajá, em Barreirinha; Boa Esperança do Zé Açu, em Nhamundá; e Nossa Senhora de Fátima do Açaí, em Boa Vista do Ramos; de 17 a 22 de fevereiro.

O mutirão oferecerá também suporte remoto, com pontos de atendimento nas prefeituras de Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá. Durante o período, as prefeituras vão disponibilizar internet para conectar os agricultores aos técnicos do Ipaam, permitindo a realização de atendimentos por meio de chat, vídeo ou mensagem.

Fonte: Ipaam

Fotos: Divulgação

 

  • Sakuratoto