Na manhã desta quarta-feira, 14/08, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), apresentou um plano de ação para o enfrentamento das queimadas em municípios com altos índices de incidência. O objetivo é contar com um efetivo de 1 mil homens até o final do ano.
A medida surge em resposta a um aumento preocupante nos casos de incêndios florestais e queimadas, que têm afetado severamente áreas rurais e espaços urbanos
De acordo com o Boletim de Fiscalização Ambiental da Operação Tomoiotatá de 30 de abril a 12 de agosto, foram aplicadas mais de 80 milhões de reais em multas, três prisões, 25 termos de apreensão, 282 embargos lavrados e 265 autos de infração.
Na ocasião, o Governador Wilson Lima anunciou algumas medidas para os servidores em campo, como o aumento de 55% da diária, a contratação de 85 brigadistas na próxima semana, além da chamada de 200 bombeiros em treinamento.
Alguns projetos estão em andamento, entre eles, um em parceria com o Governo Federal, que conta com 410 homens atuando na região metropolitana e a maioria na região sul do estado.
Com 755 focos de calor, Apuí é o município com o maior número de queimadas do Amazonas.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar