Durante a primeira Operação Levítico deste ano, uma mulher, de identidade não revelada, foi presa, em flagrante, por maus-tratos cometidos contra a própria Mãe, uma idosa de 76 anos de idade. A ação de combate a crimes contra a pessoa idosa, apurou uma denúncia, em uma residência localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo com a titular da Delegacia Especializada de Crime Contra Idoso – Decci, Andrea Nascimento, ao chegarem na residência da família, os agentes policiais se depararam com uma situação de extrema vulnerabilidade.
A ação contou o apoio do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – Cipdi, da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa – Seadpi e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – Sejusc. Na ocasião da abordagem, os policiais também encontraram animais em situação de maus-tratos, conforme destaca a delegada.
No decorrer deste ano, a delegacia especializada vai atuar na apuração de diversas denúncias, com datas já estipuladas. A mulher foi autuada, em flagrante, por maus-tratos, negligência e apropriação de bens contra a pessoa idosa. Ela ficará à disposição da Justiça.
- Dois homens são presos por furto de 13 computadores de escola pública, em Manaus
- Envolvido no sequestro de empresário, em Manaus, é preso
Em casos de denúncias de crimes contra idosos, o cidadão pode entrar em contato, com as autoridades, pelo Disque 100 ou pelo número 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública – SSP/AM. A identidade do denunciante será preservada.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar