Nessa terça-feira, 08, o Governo Federal regulamentou a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que elimina a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No evento realizado no Palácio do Planalto, também, ocorreu o lançamento do novo aplicativo para celular CNH do Brasil.

O aplicativo deve viabilizar a obtenção da CNH sem necessidade de passar por uma autoescola, disponibilizando o material para que os pretendentes a condutor estudem as regras de trânsito. Quem quiser ainda poderá fazer aulas teóricas e práticas em uma autoescola.
Segundo o Ministério dos Transportes, as medidas podem reduzir em até 80% o custo total da CNH.
A medida tem gerado forte reação de especialistas em educação no trânsito. Entre os que alertam para os riscos da mudança está o professor e educador de trânsito Mário Ricardo Carvalho. Ele destaca que a medida compromete a qualidade do ensino, reduzir a fiscalização e aumentar os riscos de acidentes nas ruas.
Carvalho ressalta, ainda, que o curso de Legislação para a obtenção da primeira CNH deveria ser presencial e não em formato EAD.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cerca de 20 milhões de brasileiros já dirigem sem habilitação, e outros 30 milhões têm idade para obter o documento, mas nunca iniciaram o processo por não conseguirem arcar com custos que chegam a R$ 5 mil.
Rádio Rio Mar
Foto: Arquivo/ Agência Brasil