Saúde: 2023 se aproxima e muitas pessoas aproveitam para mudar os hábitos alimentares

Ano novo, vida nova: Esse é o ditado de muitas pessoas ao traçar metas para 2023, principalmente quando o assunto são os hábitos alimentares. A reeducação alimentar está no topo da lista da funcionária pública Heloisa Queiroz.

Para ter uma vida saudável é preciso ter atenção com o que se come. Afinal, uma dieta balanceada é fundamental para evitar doenças graves, entre elas: problemas no coração, câncer, diabetes, depressão, entre outros. Apesar de muitos acreditares que a reeducação alimentar tem como foco apenas a perda de peso. É o que alerta a nutricionista David Reis.

A mudança de hábitos alimentares pode atuar na redução do apetite, aceleração do metabolismo, redução da ingestão calórica e eliminação de alimentos danosos, por exemplo. Existem diversas formas de reeducação alimentar, mas alguns hábitos são unanimes entre elas.

Mudanças de hábitos fazem a diferença e afastam doenças como a obesidade, que pode atingir diversos órgãos do corpo, como; coração, fígado, rins e articulações, levando ao desenvolvimento de uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes do tipo 2. Doença que colocou a cidade de Manaus em 1º lugar no rainking da Pesquisa Anual de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) em 2017 e 2020 e em 2º lugar em 2021.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil