Método amazonense para capacitar profissionais do turismo é lançado pelo MTur

Método – O curso “Would You Like” é um método do Ministério do Turismo que vai capacitar operadores turísticos de todo o país em noções de língua inglesa. Permitindo que trabalhadores com baixa escolaridade aperfeiçoem a comunicação com visitantes internacionais.

O órgão vai disponibilizar no Youtube, vídeos didáticos e de curta duração, destinados a profissionais de diferentes segmentos turísticos que  atuam na linha de frente do atendimento a estrangeiros. Eles serão enviado para o mailing do Cadastur – o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o método irá ajudar a solucionar um dos principais gargalos do setor turístico no Brasil.

A ferramenta foi desenvolvida pelo empresário Leonardo Leão, de Manaus, presidente da Associação dos Operadores de Barcos do Turismo da Amazônia, e doado sem ônus ao Ministério do Turismo.

O turismo foi um dos setores mais prejudicados durante a pandemia. Mas dados do IBGE apontam que na comparação entre os meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022 houve um crescimento de 29,1% no volume de atividades turísticas no Brasil.

Para conhecer o curso Would You Like?, basta acessar o endereço youtube.com/MinisterioDoTurismo

método

Público-alvo

Categorias – O curso “Would You Like” tem como público-alvo categorias a exemplo de artesãos, garçons, comerciantes de rua de alimentos e bebidas, comerciantes de mercados municipais, condutores turísticos, condutores de turismo náutico, condutores de pesca esportiva, profissionais de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), bugueiros, atendentes de quiosques de praia, taxistas, motoristas de aplicativos e funcionários de meios de hospedagem.

Durante a cerimônia, o vigilante Jonas Augusto Mendonça, que trabalha no edifício-sede do MTur em Brasília e já participa da qualificação, apontou vantagens do curso. “Pude aprender palavras novas, que poderão ser usadas quando eu recepcionar algum turista. Para trabalhar como vigilante, é primordial estar preparado para qualquer situação. Todos os vídeos trouxeram algo que vai aprimorar o meu inglês. Só tenho a agradecer”, celebrou.

Oportunidades – O lançamento da capacitação também busca ampliar a procura por outras qualificações profissionais já oferecidas gratuitamente pelo MTur, como os cursos de Atendimento ao Turista e de Gestor de Turismo, além de ações em parceria com institutos federais de educação. No último ano, o órgão atingiu a marca recorde de 34.864 pessoas qualificadas em mais de 90 cursos do tipo, número quase cinco vezes superior ao registrado em 2020.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Com informações do Ministério do Turismo

Foto: Ministério do Turismo