A operação denominada “Tapauara” foi deflagrada simultaneamente, na manhã de hoje, 28, em Manaus e no município de Tapauá, pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), para apurar desvios de verbas públicas. A ação conta com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado (DRCO). Durante a ação, o prefeito de Tapauá, José Bezerra Guedes, conhecido como “Zezito” foi preso.
O objetivo da operação é desbaratar a Organização Criminosa composta pelo Prefeito do Município de Tapauá, secretários Municipais, vereadores, incluindo o presidente da câmara, servidores públicos e empresários.
De acordo com as investigações, a organização criminosa atuava na prefeitura de Tapauá, suspeitos de operacionalizar um esquema de corrupção generalizada, através de pagamento de propinas e mensalinho a vereadores para aprovação de medidas e aprovação de processos licitatórios fraudulentos.
Conforme o órgão, vários delitos foram praticados pela quadrilha, dos quais se destacaram os crimes de ameaças, uso de “laranjas”, corrupção ativa e passiva, fraudes a procedimentos licitatórios, lavagem de dinheiro, abuso de autoridade, dentre diversos outros delitos graves. O objetivo era obter proveito dos crimes entre seus membros, com vantagens indevidas movimentando cifras superiores a R$ 60.000.000,00 milhões de reais.
Com informações da Assessoria
Fotos: Hiolanda Mendes/ Divulgação: Ministério Público