Após duas recomendações do Ministério Público do Amazonas (MPAM) feitas às polícias Civil e Militar, referente ao baixo número de efetivos, a Promotora de Justiça Marcelle Cristine, titular da 61ª Proceaps, expediu, mais uma vez, recomendação ao Comando-Geral da Polícia Militar e à Secretaria de Segurança Pública, para a realização do concurso público já anunciado pelo governo.
Nos meses de junho e julho, as Promotorias de Justiça Especializadas no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública realizaram inspeções ordinárias nas unidades das policias Militar e Civil em Manaus, para conhecer as estruturas, identificar necessidades e apurar eventuais práticas que violem os direitos humanos.
A realização de concurso para a recomposição das fileiras da Polícia Militar é necessário por conta da carência de efetivo existente, considerando o quantitativo previsto e o existente por Companhia Interativa Comunitária.
Atualmente, as Companhias não conseguem montar equipes suficientes para cobrir os setores da área. Além disso, há também uma recomendação sobre a necessidade de reformas e manutenção predial, reparos nos telhados, solução de vazamentos e goteiras, manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, trocas de lâmpadas e pintura.
A ação do MPAM alcança também a ampliação e reforma nos boxes onde ficam os cães, de forma que os animais não consigam escapar ao pular e que seja providenciado local apropriado e seguro para o treinamento. No batalhão de Policiamento Ambiental, a recomendação pede que seja providenciado o aumento no quantitativo de lanchas utilizadas no patrulhamento fluvial, além da manutenção ou troca dos motores das 4 lanchas do batalhão.
Fonte: MPAM
Fotos: Divulgação