Motoristas a partir de 50 anos voltam a fazer “renovação simplificada” da CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realiza, a partir desta terça-feira, mudanças na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, condutores a partir de 50 anos voltam a fazer a “renovação simplificada”.

Para fazer a “renovação simplificada” basta os condutores acima dos 50 anos solicitarem o serviço no site do Detran-AM (detran.am.gov.br).

Primeiro ele clica em “Pessoa Física”, no cabeçalho do site. A partir dessa etapa é necessário ter cadastro no Detran. Em seguida, no ambiente logado, o condutor escolhe a opção de “Serviços de Habilitação” e depois “Renovação de CNH”.

A seguir ele emite a taxa de renovação e o protocolo para atendimento na clínica médica. O próximo passo é agendar a clínica e realizar os exames. Lembrando que a escolha da clínica é automatizada e o pagamento deve ser feito na hora da consulta.

Estando apto, em até três dias úteis o novo documento estará disponível para entrega agendada.

Demais condutores

Para condutores com menos de 50 anos, a renovação agora segue as seguintes etapas:

– No site do Detran-AM, acesse “Pessoa Física” no cabeçalho;

– Em seguida, faça o login ou o cadastro inicial;

– O próximo passo é escolher “Serviços de Habilitação”;

– Depois o condutor clica em “Renovação de CNH”;

– A próxima etapa é definir o local pra retirada da nova CNH e apertar em “Solicitar Serviço”;

– Na penúltima fase do processo, o usuário escolhe a data da coleta da imagem e da biometria e imprime a taxa de renovação e a guia de agendamento da clínica médica.

– A última etapa prevê a realização do exame na clínica

Após três dias úteis do exame médico a CNH vai estar disponível para a entrega no local definido, sendo necessário agendamento para retirá-lo.

Fonte: Detran-AM

Fotos: Lucas Silva/Secom