O mosquito Aedes Aegypti também pode causar problemas de saúde no animais de estimação é a Dirofilariose, uma doença parasitária cardiopulmonar que pode afetar os animais de estimação. É o mosquito da dengue que pode ajudar no processo de entrada de um tipo de verme que causa inflamação do pulmões e coração dos animais, como explica o médico veterinário, Bruno Figueiredo.
O médico Veterinário explica que quando o verme se reproduz no organismo do animal, pode se reproduzir e até levar a morte do animal de estimação.
O diagnóstico da dirofilariose deve ser feito a partir da avaliação do especialista. Entre os principais sintomas estão o cansaço e tosse. Manaus tem poucos registros da doença. Mas para evitar que os animais contraiam a doença, o medico veterinário dar dicas.
No mercado, coleiras com repelentes contra o mosquito Aedes Aegypti podem auxiliar na prevenção. Mas a principal arma continua sendo o controle dos ambientes evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. É a forma de prevenir contra dengue e tantas outras doenças, inclusive, nos animais.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet