Mortes pela chuva em Petrópolis chegam a 120

O número de mortes pela chuva em Petrópolis chegou a 120, segundo a Defesa Civil estadual. Na última terça-feira (15), forte temporal atingiu a cidade da região serrana fluminense, provocando deslizamentos e enchentes em vários pontos.

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento

Ontem (18) outro temporal atingiu a cidade, provocando novas enchentes. Ruas do centro histórico precisaram ser interditadas devido a alagamentos. Sirenes tocaram em alguns locais e pessoas tiveram que sair de suas casas em locais como a Quitandinha. Na comunidade 24 de Maio, novo deslizamento foi registrado.

De acordo com a Defesa Civil municipal de Petrópolis, núcleos de chuva de fraca a moderada se deslocam hoje em direção à cidade.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve sobrevoar o município na manhã de hoje. Em seguida, deve participar de reunião de trabalho com autoridades locais para definir medidas emergenciais.

Resgate de Animais 

Pelo menos 50 animais foram resgatados, após a tragédia em Petrópolis, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, responsável pelas Políticas Públicas de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET), e o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD). O “Modo Pet Móvel”, como o veículo é chamado, foi adaptado para banho e tosa e está na cidade serrana graças a uma parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Senac.

mortes

Pelo menos 50 animais foram resgatados para atendimento e levados para lares temporários

Inicialmente, os bichos estão sendo levados para clínicas veterinárias parceiras e, em seguida, para lares temporários. Após esse momento mais crítico, os animais “órfãos” serão redirecionados a ONGs para que sejam colocados para adoção, disse o governador Cláudio Castro.

Os animais merecem toda a atenção e carinho da nossa parte neste momento. Estão assustados e longe de quem mais confiam. As equipes acolhem, cuidam, alimentam. É um trabalho muito importante.

O secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz falou sobre a arrecadação de mais de uma tonelada de rações.

Agradeço imensamente à GRAD, às ONGs parceiras, à Prefeitura de Petrópolis e a todas as demais prefeituras que participam desse mutirão do bem. O trabalho de resgate não vai parar e, em paralelo, também estamos arrecadando rações e água para os animais.

Fonte: Agência Brasil/Governo do RJ

Fotos: Tânia Rego-  Agência Brasil/Divulgação-Governo RJ