Na noite dessa quarta-feira (17), moradores do bairro Tancredo Neves, na zona Leste realizaram uma manifestação após perderem pertences e parte das estruturas das casas durante a forte chuva que atingiu a capital amazonense. Na mesma zona, outro protesto foi registrado na avenida Autaz Mirim, depois que as casas da área foram alagadas.
Manaus entrou em estágio de Mobilização por conta das fortes chuvas, com possibilidade de inundação em alguns pontos, segundo informação do Centro de Cooperação da Cidade. O devido estágio, que permanece até às 8h desta quinta-feira (18), é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto.
A capital amazonense registrou durante 12 horas, 62.7 milímetros de chuva, tendo a zona Leste como a área mais afetada.
Por meio da Central 199, foram registradas 13 ocorrências, sendo cinco de alagação. Equipes da Defesa Civil do Município estavam nas ruas para atuar em pronta-resposta, sendo as áreas mais afetadas na zona Leste, conforme registros do órgão.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), núcleos de chuva ganharam também intensidade sobre a zona Oeste e se deslocaram para a zona Sul.
Nos principais pontos de alagamento das zonas Leste e Centro-Sul, o corpo técnico identificou que os bueiros estavam obstruídos por lixo, descartado de forma irregular nas ruas e avenidas e arrastado pelas águas da chuva.
As equipes do Distrito de Drenagem e Dragagem foram acionadas para atuar nos pontos mais críticos, onde realizaram, emergencialmente, a desobstrução das caixas coletoras de águas pluviais, para que escoassem de forma correta, também contribuindo para evitar novos alagamentos.
Com informações da assessoria
Fotos: Reprodução/Redes Sociais