O mercado de trabalho está exigente e participar de cursos, ter qualificação profissional, faz a diferença. Ela é fundamental para alcançar a tão almejada vaga de emprego. Muitos até buscam, mas os altos custos afastam a possibilidade de se preparar.
Para ajudar famílias de baixa renda, uma parceria entre o Cetam – Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – e a UGPE – Unidade Gestora de Projetos Especiais deve garantir capacitação aos moradores dos residenciais do Mestre Chico e Liberdade, localizados na zona sul de Manaus. Como explica o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.
O termo de cooperação técnica foi assinado nesta semana em Manaus. Ao todo serão 10 cursos. A qualificação permite que as pessoas consigam desempenhar funções, mas também somem com organização e habilidade, além de visões e estratégias. O diretor-presidente do Cetam, José Augusto Melo, destaca que a instituição tem como missão difundir o conhecimento.
Inicialmente, serão oferecidos cursos de: assistente administrativo, recepcionista, conferente de mercadorias, estoquista, almoxarife, operador de caixa, repositor de mercadoria, instalação e manutenção de condicionadores de ar, informática básica e informática básica para idosos.
A maioria dos cursos terá turmas com 30 vagas. A única exceção são os cursos de informática, que contam com sete vagas por turma. Os interessados devem procurar os escritórios administrativos dos residenciais Mestre Chico e Liberdade.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE