O bairro Cidade de Deus, na Zona Leste, fica a 16 quilômetros do Centro de Manaus. A grande distância é equivalente à quantidade de problemas que os moradores enfrentam todos os dias.
Um ouvinte do Jornal Primeira Hora escreveu uma carta à Rádio Rio Mar relatando alguns desses problemas, como infraestrutura precária das vias por onde passam os ônibus da linha 052 e da Rua José Lourenço, antiga São Mateus. Também pede providências quanto ao conserto de vazamentos pelo bairro e cobra a construção de uma ponte que passa por um igarapé.
A falta de saneamento básico e os buracos na rua São Mateus não é novidade para o morador Raidson Ferreira. Segundo ele, há dois anos um serviço de recapeamento foi realizado pela prefeitura, mas não durou. Como a rua é uma ladeira muito íngreme, muitos veículos não passam pelo local, como os ônibus e transporte por aplicativo, já que o risco de pane ou acidente é grande.
Ouça o relato:
Outros moradores contam que o vazamento é por toda a extensão da via, o que danifica ainda mais a rua já esburacada. A dona Maria Balieiro cobra melhorias que parecem simples, mas que são essenciais, como coleta de lixo, calçada e meio fio, sem contar a convivência com animais peçonhentos.
Em alguns trechos, os buracos se formam onde escorre a água que sai dos canos das residências pela falta de saneamento. O Valdir Lopes conta que, apesar da cobrança pela taxa de água no bairro, ele não tem acesso à água tratada e compra do vizinho. Ele enche dois tanques de 500 litros para passar o mês. Veja a entrevista na live:
Ouça a reportagem:
O que dizem as autoridades?
A Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que o bairro Cidade de Deus já está na programação para ser atendido com um mutirão de infraestrutura. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública ainda não respondeu. Também procuramos a concessionária Águas de Manaus e aguardamos retorno.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar