A obra do aeroporto de Tabatinga começou a ser planejada em 2021 e passou a ser executada nos últimos meses pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia. A intervenção principal vai ser feita na pista de pousos e decolagens. A ideia é adequar a pista aos padrões de segurança internacional da aviação. No entanto, essa adequação vai encurtar a extensão da pista de 2,1 metros para 1,5 metros, uma redução de 600 metros.
Para quem mora na região da Tríplice fronteira, a obra na pista do aeroporto de Tabatinga é considerada um retrocesso para aviação civil no interior do Amazonas. Segundo o professor Elizandro Nascimento, a diminuição do tamanho da pista pode reduzir a quantidade de voos para a região.
O servidor público, Leandro Praia, também está preocupado com a diminuição da pista do aeroporto de Tabatinga.
A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia disse que as obras do aeroporto de Tabatinga são realizadas para obter a certificação operacional da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil. A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, reforça que a certificação é uma das exigências do contrato de concessão.
Atualmente, o aeroporto de Tabatinga recebe um voo diário, operado pela Azul Linhas Aéreas. Segundo a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, o objetivo é que com a conclusão das obras e certificação da Anac outras companhias aéreas tenham interesses em operar voos para a região do Alto Solimões.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet