“Sabes que amo-te”
A Arquidiocese de Manaus viveu uma ocasião histórica na manhã desta quarta-feira, 15 de novembro. Foi realizado no Studio 5 Centro de Convenções, a Ordenação Episcopal do Monsenhor Zenildo Lima, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus.
A celebração aconteceu no encerramento do 5• Congresso Missionário Nacional, presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner e concelebrada pelos bispos co-ordenantes, Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho e Dom Gutemberg Freire Regis, bispo emérito da Diocese de Coari.
O momento também contou com a presença dos bispos dos 19 regionais do Brasil, presbíteros e diáconos do clero local, religiosos, leigos, congressistas, autoridades, familiares e amigos do Monsenhor Zenildo Lima.
A Santa Missa deu início com um ritual de benção indígena. Em seguida foi apresentado o histórico do eleito. Após a procissão de entrada, o Cardeal Leonardo Steiner pediu que a mãe do Monsenhor Zenildo, a Senhora Zenaide Lima o abençoasse, para que sua missão seja fecunda.
O rito de ordenação episcopal aconteceu após a leitura do evangelho. Um dos padres mais antigos da arquidiocese e padrinho vocacional do monsenhor, Padre Danival Lopes, pediu ao Arcebispo a ordenação do eleito e em seguida, o chanceler da Cúria Metropolitana de Manaus, Padre Flávio Gomes, a Carta do Papa Francisco que nomeia o presbítero.
O lema que norteará toda a vida episcopal de Dom Zenildo Lima é tirado do Evangelho de João 21:17, “Sabes que eu te amo”. Em sua homilia, Dom Leonardo destacou que Padre Zenildo Lima foi interpelado por Jesus, assim como Pedro.
A ordenação de um bispo segue com a Ladainha de Todos os Santos, a unção da cabeça com o livro dos evangelhos e o óleo do crisma aspergido sobre toda a cabeça. Em seguida o bispo recebe uma vestimenta litúrgica para a cabeça chamado de solideu, o anel que é símbolo da aliança do bispo com a sua igreja, o báculo sinal do pastor, e a mitra que representa a plenitude do Espírito Santo. Depois de estar todo paramentado, Dom Zenildo Lima caminhou no meio do povo para sua bênção episcopal, momento de muita alegria e emoção para todos os presentes.
Dom Zenildo Lima é presbítero da Arquidiocese de Manaus há 27 anos e é o segundo sacerdote eleito bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus. Para o neo-bispo, a missão a seguir é de todo o povo de Deus.
O término da celebração foi marcado por muitos agradecimentos e recordações da trajetória do mais novo bispo. Dom Zenildo afirma que se sente próximo do povo e que sempre caminhará com o povo.
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar
Fotos: Hemerson Ribeiro