Modernização de semáforos de Manaus custará R$ 25,4 milhões e tem 12 meses para instalação

A modernização tecnológica nos semáforos de Manaus vai custar ao cidadão R$ 25,4 milhões de reais. A prefeitura do município contratou o Consórcio Mobilidade Manaus para realizar os serviços. O prazo para execução do contrato é de 12 meses. As informações constam no Diário Oficial do Município (DOM) da última terça-feira (13).

semáforos manaus

Pelo contrato, a empresa terá que implantar 1,5 mil módulos de led semafóricos em toda a cidade. Além disso, ficará responsável pelo sistema de integração entre os equipamentos e criação de 12 centrais de trânsito, para recebimento de imagens e dados de monitoramento de tráfego em tempo real. O acordo prevê ainda a instalação de 100 módulos eletrônicos de detecção de veículos, além de controladores e processadores de tráfego eletrônicos.

Também está previsto no contrato a instalação de, pelo menos, 200 botoeiras para travessias de pedestres, sendo 40 delas com sonorização para auxiliar deficientes visuais.

Conforme o diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, o semáforo reconhecerá a fila de veículos de uma via em tempo real e ajustará o tempo semafórico automaticamente. “Os semáforos atualmente em operação são ajustados por horário com programação pré-determinada. Com a mudança, os ajustes serão de acordo com a formação da fila, existirá um laço virtual em que o equipamento irá ‘ler’ a quantidade de carros”, afirma.

Ainda de acordo com Guedes, com a nova tecnologia, os corredores viários da cidade ganharão mais fluidez e os cidadãos terão mais qualidade de vida. “Outra novidade é que os semáforos irão se comunicar por meio de modem, diferentemente do que ocorre atualmente com uso de cabos. Vai ser possível fazer a ligação de semáforo em sequência por meio do modem que ficará no controlador”, observa.

Da mesma forma, os semáforos atuais podem ser utilizados com o novo equipamento. Assim, a previsão é atualizar 30 semáforos já instalados e implantar 20 novos equipamentos, totalizando 50 semáforos inteligentes neste primeiro momento.

Segundo o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, o sistema conseguirá dar prioridade, automaticamente, à passagem de ônibus atrasado ou lotado e veículos de emergência, como ambulâncias e viaturas da polícia.

Programação

A princípio, programação prevê a implantação dos primeiros equipamentos na região dos bairros Adrianópolis e Aleixo, ambos na zona Centro-Sul. Uma central exclusiva fará o acompanhamento desse sistema, que trará muitos benefícios à mobilidade da capital.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Sidney Mendonça/Divulgação IMMU