Aproximadamente 90 missionários e missionárias foram acolhidos no Centro de Formação da Maromba, em Manaus, neste sábado (04) e iniciaram a Semana Missionária que antecede o 5º Congresso Missionário Nacional (5CNM), que ocorre entre os dias 10 e 15 de novembro, no Amazonas.
Uma delas é a secretária do Congresso Missionário Regional do Leste 1 (Comire L1), do Rio de Janeiro, Gabriella Rocha, que está no Amazonas pela primeira vez. “Sou enfermeira, tirei férias, e descobri que eu vou para um dos locais mais distantes. A expectativa é de viver mesmo a região amazônica, que todo mundo quer ficar no Centro e eu não queria, eu quero ir para os locais mais distante. E o coração está ardente de ir ao encontro dos irmãos que estão lá. Foi bem diferente. É bem seco, diferente do que a gente imaginava. A gente achou que fosse estar mais úmido. É uma Amazônia é diferente, pois eu já fui a Rondônia e é totalmente diferente”, disse a missionária, que vai para o município de Autazes.
Coordenadora da Juventude Congresso Verbita, também no Estado do Rio de Janeiro, Bruna Ribeiro disse que espera vivenciar a realidade indígena nessa imersão missionária na Amazônia. “Eu sempre quis ter uma vivência assim com o povo indígena, de ver como que é a cultura deles mais de perto, de vivenciar isso, de sair da minha zona de conforto e de ver um pouco, sentir um pouco a dor do outro também, porque a gente vê passar na televisão, mas a gente não sabe o que realmente eles passam”.
Organização
De acordo com a irmã Rosana Marchetti, da Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, a pedido do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, comunidades do interior do Amazonas estão incluídas como destinos para imersão dos missionários.
“Tivemos o trabalho de encontrar esses missionários e missionárias, online. É um trabalho que está sendo feito aos poucos, como um quebra-cabeça e hoje estamos aqui com eles muito animados. Uma sugestão de Dom Leonardo foi enviar estes missionários e missionários para comunidade e para o interior, para que conheçam outras a realidades que não a da cidade. Mas também teve a seca. A gente teve muitas inscrições, mas algumas desistências. No total deve ser aproximadamente 90 (missionários e missionárias). Alguns desistiram na última hora também pelo preço alto das passagens. Algumas foram canceladas e para comprar outra era muito caro”, comentou a irmã Rosana, ao citar os principais obstáculos superados no período de organização.
O coordenador do 5CNM, padre Genilson Souza, disse que a Semana Missionária é importante para que os participantes tenham uma imersão na Igreja local de Manaus. “Tudo concorre para o congresso missionário latino-americano que vai acontecer em Porto Rico. Foi feito todo um trabalho nos regionais da CNBB e nas igrejas locais. O tema refletido é ‘Ide da igreja local aos confins do mundo’ e na programação do Congresso Missionário Nacional nós temos essa semana missionária justamente para que os participantes tenham a essa imersão aqui na igreja local de Manaus e a experiência deles possa nos ajudar também a olhar a conhecer essa realidade da igreja local na sua responsabilidade com toda a missão universal”, disse o padre Genilson Souza.
“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho”
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Fotos: Arquidiocese de Manaus