
Missa Amazônica marca abertura do 14° Mutirão Brasileiro de Comunicação
Iniciou nesta quinta-feira, 25 de setembro, em Manaus, o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O evento reúne representantes de diversos estados brasileiros no Centro de Convenções Vasco Vasques, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: Transformação e Sustentabilidade Justa”.
A Missa Amazônica marcou a cerimônia de abertura, que conta com mais de 500 participantes, entre congressistas e voluntários. Claudevânio Macêdo, natural de Oeiras, no Piauí, compartilhou suas expectativas para o evento, destacando a importância de estar em uma terra que respira ecologia.
Ao longo dos próximos dias, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma série de atividades, que incluem momentos de espiritualidade e trocas de experiências sobre comunicação em contextos sociais e ecológicos. Entre os mediadores, destaca-se a religiosa paulina Irmã Joana Puntel, mestra e doutora em comunicação, além de autora de diversos livros.
Durante a homilia, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, deu as boas-vindas aos participantes, vindos tanto de locais próximos quanto distantes, e destacou a importância da reflexão: “Cada criatura é comunicação de Deus”.
Entre as principais atrações do evento, destacam-se as visitas imersivas a comunidades manauaras, que proporcionarão aos participantes um contato direto com a realidade local. A membro da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Osnilda Lima, comentou sobre a importância dessas atividades.
O ponto alto do Mutirão será a Celebração da Comunicação no Encontro das Águas, que ocorrerá no domingo, 28 de setembro, às 9h, com transmissão ao vivo pela Rádio Rio Mar 103,5 FM e pelas redes sociais.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar