Ministro da infraestrutura afirma que 52 km da BR-319 vão ser licitados no início de 2020

Mesmo sem nenhum estudo de impacto ambiental entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirma que, no início de 2020, a pavimentação de 52 quilômetros da BR-319, a partir do Careiro, vai ser licitada.

A afirmação foi feita em vídeo gravado para o deputado delegado Péricles Nascimento (PSL), em Brasília, durante evento de balanço de 300 dias do governo federal, nesta terça-feira (05).

Segundo o Ibama, em abril deste ano, foi emitido um termo de referência que autoriza a realização do estudo. O órgão afirma que ainda aguarda a empresa elaborar e enviar o EIA/Rima (estudo e relatório de impacto ambiental) para que possa analisar.

O processo, que é de 2005, é público, e pode ser consultado pelo site https://servicos.ibama.gov.br/licenciamento/consulta_empreendimentos.php . O número é o 02001.006860/2005-95.

No dia 23 de outubro, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou uma emenda de R$ 400 milhões de reais para a pavimentação do trecho do meio da BR-319. O pedido vai ser inserido na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020, a ser discutida neste ano.

O trecho do meio da rodovia tem quase 400 quilômetros. A emenda precisa ser aprovada para ser incluída e executada na LOA, a ser votada em plenário até a segunda quinzena de dezembro deste ano.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar