Uma semana depois de o presidente Jair Bolsonaro declarar que o zelo e o cuidado com a Zona Franca de Manaus fazem parte da equipe econômica do governo federal, o ministro da economia, Paulo Guedes, afirma que não vai se preocupar sobre como a redução de impostos pode afetar o Polo Industrial de Manaus.
O vídeo acima foi gravado na última quinta-feira (11), pelo presidente Jair Bolsonaro, o governador do Estado, Wilson Lima, e o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes.
Na última quarta-feira (17), em entrevista a Globonews, o ministro Paulo Guedes afirmou que não vai considerar o impacto da redução de impostos para a Zona Franca.
Os parlamentares do Amazonas repudiaram as declarações e planos do ministro Paulo Guedes. O deputado Estadual Serafim Corrêa (PSB), afirma que a intenção do representante do governo é acabar com a Zona Franca.
O deputado federal Marcelo Ramos (PR), classificou as palavras como irresponsabilidade do ministro Paulo Guedes e afirmou ainda que, além dos empregos diretos e indiretos, o modelo industrial de Manaus garante austeridade ao Amazonas e rede pública de ensino na capital.
O deputado federal Sidney Leite (PSD), disse que a entrevista do ministro Paulo Guedes mostra a falta de compromisso que tem para com o Estado e deixa claro a intenção de acabar com o modelo econômico da região. O deputado federal Alberto Neto (PRB) classificou como “preocupantes e desconfortáveis” as manifestações do ministro.
O senador Omar Aziz também comentou as declarações do ministro, as quais classificou como irresponsáveis.
O governador Wilson Lima se disse indignado com a atitude do ministro da economia.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto disse que espera que Guedes reconheça o peso do Polo Industrial de Manaus, como faz a Organização Mundial do Comércio (OMC), na manutenção da floresta em pé.
O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, integrante do PSL, não se pronunciou sobre o tema até o fechamento desta edição.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar