A primeira vistoria ocorreu na Cidade Garantido, onde equipes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Justiça do Trabalho avaliaram as condições de segurança no galpão de alegorias e em outros setores do Boi-Bumbá Garantido, em preparação para o Festival Folclórico 2026.
O vice-presidente do boi Garantido, Marialvo Brandão destacou a importância da fiscalização, que integra a rotina anual do bumbá.
De acordo com a procuradora do trabalho, Fabíola Salmito, esta foi a primeira vistoria relacionada ao festival deste ano.
As inspeções seguem até o início do festival. O Garantido conclui a produção das alegorias antes, já que o transporte das estruturas exige planejamento logístico e estratégico por causa da distância entre a Cidade Garantido e o Bumbódromo de Parintins.