O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) lança nesta segunda-feira, 22/04, o projeto IDH+ com o objetivo de diagnosticar e formular políticas públicas para a população do estado. O projeto visa promover melhorias significativas nos indicadores de desenvolvimento humano e social.
O IDH+ que é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pretende identificar as principais demandas e necessidades das diferentes regiões do estado. Com base nesse diagnóstico, o Ministério Público poderá atuar de forma mais efetiva na cobrança e na implementação de políticas públicas que atendam às demandas da população.
De acordo com o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, o projeto IDH+ representa um importante passo na busca da melhoria do desenvolvimento no estado.
A realidade sociocultural e econômica do Amazonas com dados levantados pelo censo de 2021, motivou a criação do Projeto IDH+ e o plano de ação, fruto de parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).
O lançamento acontece nesta segunda-feira, às 09h, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do Ministério Público.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagem: Clarice Castro – Ascom/MDHC