Ministério do Meio Ambiente confirma que fumaça em Manaus na última semana veio do Pará

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) confirmou, nesta quinta-feira (09), que a fumaça carregada para Manaus nos últimos dias vem principalmente de incêndios no Pará.

fumaça, manaus, pará, amazonas, manaus, ministério meio ambiente

As informações têm como base imagens de satélites que mostram queimadas em áreas privadas, assentamentos e em Unidades de Conservação (UCs) em mais de 50 regiões do Pará, em municípios como Santarém/PA, Moju, Pau D’Arco, São Geraldo do Araguaia e Oriximiná.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente, o governo federal reforçou, recentemente, equipes e enviou equipamentos de combate ao fogo para as áreas mais críticas. Algumas dessas brigadas de incêndio atuam na Floresta Nacional do Tapajós e na reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém.

Ainda de acordo com o MMA, no último dia 13 de outubro, após pedido do governo do Amazonas, o Ibama e o ICMBio enviaram equipamentos e reforço de 149 brigadistas, totalizando 289 para o Estado. E em duas semanas de atuação, os focos de calor caíram 78%. O reflexo foi a diminuição da fumaça em Manaus.

Na última sexta-feira, dia 03, o governador do Amazonas, Wilson Lima, já tinha atribuído a fumaça sobre Manaus ao Estado do Pará.

O MMA afirma que nos municípios de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro, Iranduba e Manaquiri, a redução foi de 94% até 99%.

Ações

No total, 3.534 brigadistas do Ibama e ICMBio atuam no combate a incêndios em todo o País, de acordo com o MMA, o que representa um aumento de 12,3% em comparação com o ano passado.

De 1º de janeiro a 31 de outubro, houve 80.002 focos de incêndio na Amazônia, 21% a menos que no mesmo período de 2022. No Pará, no mesmo intervalo, a queda foi de 12% e, no Amazonas, de 7%. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Conforme o Inpe, de 1º a 8 de novembro, o Amazonas teve focos de queimadas e, no ano, o acumulado é de 18.795 incêndios.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução/Facebook