Ações de preservação dos recursos naturais são fortalecidas

É do meio ambiente que o homem retira os recursos essenciais para a manutenção da vida e do funcionamento da sociedade. No entanto, faz-se necessário preservá-lo. Para que isso se torne uma rotina, ações devem acontecer durante todo o mês de junho.

O crescimento das áreas urbanizadas, desenvolvimento da atividade agropecuária, industrial e manejo inadequado dos recursos naturais, tem gerado prejuízos ao meio ambiente.  A conscientização é uma aliada para reduzir esses impactos.

Nesta segunda-feira, foi realizada uma caminhada simbólica da sede do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas até o Bosque do Ipaam, que está em fase de construção. No local, foi enterrada uma cápsula do tempo e uma árvore plantada, simbolizando a esperança na preservação do Meio Ambiente.

Também acontecerá uma ação de sensibilização quanto à preservação dos recursos naturais no Porto de Manaus e no posto de fiscalização da Marinha no meio do Rio Negro para turistas e população em geral que viajará por meios fluviais para o Festival de Parintins.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ressalta a importância do diálogo ambiental dos servidores do órgão com a sociedade.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) também está com uma série de ações. Ao longo do mês serão realizadas atividades socioeducativas em comunidades localizadas em Unidades de Conservação (UCs), onde a FAS atua no estado do Amazonas com projetos de educação. Enquanto isso, em Manaus, haverá exposições, um webinário e lançamento de documentário sobre a expedição à nascente do Rio Amazonas, localizada no Peru.

 

Rádio Rio Mar

Foto: José Narbaes / Ipaam