Mercado imobiliário tem crescimento de 16% no último trimestre de 2021, no Amazonas

Mercado de imóveis – Realizar o sonho da casa própria tem se tornado mais simples, diante das possibilidades de parcelamento e financiamento, por exemplo. Para se ter uma ideia, o mercado imobiliário teve um aumento de 16% no total de vendas de imóveis, no Amazonas, nos últimos três meses de 2021.

Mercado imobiliário tem crescimento de 16% no último trimestre de 2021, no Amazonas

Mercado imobiliário tem crescimento de 16% no último trimestre de 2021, no Amazonas. Foto: Tomaz Silva

Os dados foram divulgados pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas – Ademi. Com esse resultado, o Amazonas ultrapassou R$ 1 bilhão de reais em vendas de imóveis ao longo de 2021 e cresceu quase 8% durante o ano.

O presidente da Ademi, Albano Maximo destacou que o aumento nas vendas reflete de forma positiva na economia, inclusive no mercado de trabalho.

“Isso quer dizer que para o ano que vem estão garantidos a criação de emprego, que será gerada pela por essas vendas que aconteceram. E o PIB da construção também que de certa forma tá garantido. O que nós notamos também é que nos dois últimos trimestres houve uma inflexão da curva de vendas e de lançamentos, por conta do aumento que teve insumos e aumento de juros. Para o ano que vem, o que se espera é que tenha uma diminuição de venda de outros produtos e o incremento no número de unidades do casa verde e amarela”, disse.

Nos últimos 10 anos, houve um grande volume de lançamentos nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021 principalmente, com ofertas lançadas, o que também pode ter influenciado no atual resultado.

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Segundo o diretor da Comissão da Indústria Imobiliária da Ademi, Henrique Medina, a dinâmica no mercado também reflete diretamente nos resultados.

“É um período onde os juros, o recurso que é emprestado para o cliente e os incorporadores para a realização dos seus produtos e para a aquisição dessas unidades são altos, juros sobretudo para os recursos são financiados pela poupança e partir do momento que a Selic tá alta, ele fica também mais caro. Atravessaremos isso, o aumento dos insumos já é algo que preocupa também a cadeia. É ruim para o cliente, que tá tendo também a sua renda familiar consumida por todo por toda essa situação”, disse.

Apesar desses desafios, 2022 começou com um bom desempenho perante o setor, que já teve um faturamento de R$ 91 milhões até o momento.

Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar