Hemoam realiza campanha de incentivo ao cadastro de doadores voluntários de medula óssea

A ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, instituída pelo Ministério da Saúde e segue até o dia 21 de dezembro. A campanha busca incentivar o cadastro de doadores voluntários.

A iniciativa é importante para intensificar os cadastros e ampliar as chances de pacientes com indicação para transplante que não acharam doador na família. Como destaca a Margareth Rodrigues, gerente de captação de doadores do Hemoam.

No ato do cadastro não é feita a doação da medula óssea e sim somente coleta de sangue. Uma vez registrado, o doador fica no cadastro até os 60 anos. Podendo ser ou não chamado para efetivar a doação de medula óssea, a depender dos resultados da compatibilidade com pacientes.

O candidato a doador deve estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

O cadastro está sendo realizado das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sábado, no Serviço Social do Doador, na sede do Hemoam, localizada na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Hemoam